Desfralde da Sofia

comentários
08.out.17


Começamos o desfralde da Sofia num fim de semana, esperamos o clima esquentar e escolhemos uma data que não tivéssemos muita programação fora de casa.

A Sofia já tinha redutor de assento mas tinha medo de cair e ficava insegura. Então optamos por tentar o penico e deu super certo. Me disseram para começar usando a privada, pois depois será necessário uma nova transição do penico para a privada e seria mais fácil já começar assim, mas nós optamos pelo penico, preferimos ir por partes e resolver uma coisa por vez. Na minha opinião o penico tem uma grande vantagem que é questão da autonomia.

Alguns dias antes comecei a estimular o uso do penico em brincadeiras (de roupa e fralda mesmo, só pra ela se acostumar com aquele objeto novo). No sábado, explicamos que ela não iria mais usar fralda e que se quisesse ir ao banheiro deveria chamar o papai e a mamãe.

Os primeiros xixis foram no chão, terminamos o dia com 2 xixis no penico versus 06 no chão.  O segundo dia já foi melhor, tivemos menos xixis no chão e conseguimos inclusive um nº 02 no penico. O mesmo aconteceu na escola, começamos na segunda feira com várias trocas de roupa, eu mandei 04 e a escola me ligou pedindo mais. Na terça já mandei 08 trocas mas só voltaram 03. Na quarta só voltou 01 calça por causa de um pequeno escape e na quinta ela não trocou nenhuma vez.

O desfralde da Sofia aconteceu em 05 dias, e a escola me disse que a média é essa mesmo, 1 semana para desfraldar.

Ela ainda está usando a fralda noturna, mas não quer, me pede para não colocar e quando acorda já me pede pra tirar para poder fazer xixi no penico. Pretendo já começar o desfralde noturno também.

O que deu certo aqui:

  • Usar penico ao invés do redutor, pra ela se sentir mais segura e autônoma.
  • Deixar sem roupa, nos dois primeiros dia em casa. Também ajuda na autonomia de poder ir ao banheiro sem ajuda.
  • Levar iPad para o banheiro. A Sofia é muito inquieta, e eu não conseguia fazê-la ficar sentada no penico esperando o xixi e quando saia ela fazia fora. Quem conseguiu o primeiro xixi no penico foi o papai 👏🏼👏🏼👏🏼 Ele levou o iPad para o banheiro e conseguiu fazê-la ficar sentada até fazer xixi. Isso ajudou muito a começar e associar.
  • Fazer festa pela conquista. Cada xixi no penico se transforma num evento. Chamamos o papai pra ver, batemos palma, elogiamos.
  • Ter o apoio e suporte da escola. As professoras já fizeram dezenas de desfraldes, isso é rotina pra elas. Além disso, tem a questão do exemplo, como algumas crianças já estão desfraldadas umas servem de espelho para as outras. Antes de começar eu conversei com a professora, combinei a data e pedi as orientações sobre a rotina da escola.

Produtos que ajudam / facilitam o desfralde:

  • Calcinhas / cuecas de treinamento – No início é normal que aconteçam alguns escapes e por isso, essas calcinhas de treinamento ajudam muito, elas possuem camadas extras de algodão que absorvem as gotinhas.

  • Redutor de assento dobrável – Esse redutor de assento dobrável pode ser levado na bolsa e mochila e facilita a vida das mães e pais na hora de usar banheiros fora de casa.

  • Protetor de assento sanitário descartável – Nem sempre vamos encontrar banheiros em bom estado de limpeza, e mesmo com o redutor de assento dobrável é necessário proteger a parte exposta, além de proteger o próprio assento que depois será guardado na bolsa.

Por enquanto essas são as dicas, espero ter ajudado!

 

Tags: , ,

Deixe seu comentário